Notícias
  Ensino Técnico é caminho para entrar no mercado
Ensino Técnico é caminho para entrar no mercado

Ensino Técnico é caminho para entrar no mercado

Até 2024, o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê elevar a taxa líquida de matrículas no Ensino Superior brasileiro para 33%. Uma das perguntas que o Brasil precisa responder, segundo o secretário de educação básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, é o que fazer com os outros 67% dos estudantes egressos do Ensino Médio. Ampliar a qualificação técnica e profissional do País é uma solução desejada.

A pesquisa do Todos Pela Educação mostrou que, no Brasil, 76% dos alunos estariam dispostos a trocar um terço das disciplinas comuns por técnicas

Para 77,6% dos estudantes brasileiros, matérias dirigidas à formação profissional, técnica e aconselhamento são importantes. Entretanto, metade dos estudantes do ensino regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desconhece a modalidade.

O País mantém um índice de 8% de matrículas no Ensino Técnico, enquanto que em países como Alemanha e Suíça, esse percentual varia entre 45% e 50%. A pesquisa do Todos Pela Educação mostrou que, no Brasil, 76% dos alunos estariam dispostos a trocar um terço das disciplinas comuns por técnicas.  “As pessoas nascem com vocações distintas. Não se forma uma nação 100% de universitários”, explica Rossieli Soares da Silva.

O mercado tem necessidade de técnicos, considerando a evolução do trabalho. O técnico se adapta às demandas. E Pernambuco sai na frente nesse quesito. O estado ampliou, em dez anos, de seis para 37 o número de escolas técnicas. Até o fim deste ano, serão 45.

“Todas elas funcionam também em tempo integral. É como se a gente já tivesse implementado os itinerários formativos. O nosso desafio agora é ampliar”, diz o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio. No entendimento de quem vive a educação, entre os desafios para a ampliação do Ensino Técnico no País será necessário proatividade das escolas para entender a demanda dos jovens do Estado e dos municípios.

 

Com informações do MEC


Notícias relacionadas

Depoimentos

Principais notícias

Rede Educacional

Conheça a nossa rede

Parceiros

A Escola Técnica Nóbrega é uma instituição educacional voltada para formação de profissionais em nível técnico.

Av. Guararapes, 131, Santo Antônio, Recife-PE. CEP: 50010-00

Telefone

(81) 3414-7778