Notícias
  Qualificação garante estabilidade na profissão
Qualificação garante estabilidade na profissão

Qualificação garante estabilidade na profissão

Estabilidade e sucesso profissional estão diretamente relacionados à busca contínua por qualificação. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Descola, que tem como foco cursos voltados à inovação e ao empreendedorismo online. Segundo o levantamento, profissionais acima dos 30 anos estão cada vez mais buscando capacitação e formação complementar às suas áreas.

Os dados foram levantados a partir do perfil dos matriculados nos cursos e apontam uma grande demanda de estudantes maduros. A pesquisa teve como base a taxa de conclusão de cinco cursos, levantados por faixa etária: storytelling, discurse, design de serviços, design thinking e economia colaborativa. Em quase todas as modalidades, os concluintes acima dos 30 anos representam mais de 50% do total dos estudantes.

É o caso da psicóloga Ana Thereza, que, aos 54 anos, sempre busca fazer cursos de formação complementar online. “Eu sempre faço curso presencial ou online, com muita frequência. Como eu trabalho com orientação de carreiras e meu público é bastante jovem, eu sempre busco fazer essas especializações. O meu foco é atualização e novas ferramentas de aperfeiçoamento do meu trabalho”, conta a psicóloga.

De acordo com ela, as ferramentas tecnológicas facilitam a vida de profissionais mais maduros em busca de qualificação. “Como eu sempre trabalhei em empresas, desde jovem, sempre fiz cursos para me aperfeiçoar. A tecnologia ajuda porque permite estudar em horários flexíveis, permitindo que eu fizesse cursos de maneira mais recorrente”, completa.

Além de aperfeiçoamento, a busca por uma nova graduação também é realidade para muitos desses profissionais. Depois de 10 anos da primeira graduação em letras, a professora Paula Mascarenhas, 32, decidiu cursar jornalismo. “Meu estímulo mesmo para começar um novo curso foi não me identificar com o perfil do professor aqui no Brasil. Eu tive várias experiências em salas de aulas e poucas foram satisfatórias. Por isso, decidi trocar de área”, conta a professora.

EXPERIÊNCIA

O economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) Rafael Ramos enfatiza a experiência como um fator decisivo na hora da escolha de uma especialização pelo profissional. “Pode-se considerar que as pessoas de 30 anos já têm uma vasta experiência no mercado. Já passaram por áreas que elas consideram positivas ou negativas em suas carreiras. Isso é fundamental para elas escolherem o que querem lá na frente.”

Do Jornal do Commercio


Notícias relacionadas

Depoimentos

Principais notícias

Rede Educacional

Conheça a nossa rede

Parceiros

A Escola Técnica Nóbrega é uma instituição educacional voltada para formação de profissionais em nível técnico.

Av. Guararapes, 131, Santo Antônio, Recife-PE. CEP: 50010-00

Telefone

(81) 3414-7778