Notícias
  Os desafios do novo ensino médio
Os desafios do novo ensino médio

Os desafios do novo ensino médio

A coordenadora da Escola Técnica Nóbrega (ETN), professora Geneci Cavalcanti, fala sobre as principais mudanças e desafios do novo ensino médio no Estado de Pernambuco. Confira na entrevista a seguir:

Escola Técnica Nóbrega – Quais as principais vantagens para o estudante e o professor brasileiros se a proposta do novo ensino médio for, de fato, aprovada?
Professora Geneci Cavalcanti – Quero ressaltar que a garantia da educação integral pode ser um processo transformador, desde que o   aumento das horas aulas permita o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada estudante.
Escola Técnica Nóbrega – E quais as desvantagens?
Professora Geneci Cavalcanti – Imagina-se que esta seria mais uma oportunidade para inserção do estudante no mercado de trabalho, além da escolha de sua trajetória profissional.

Imagina-se que a reforma traga a flexibilidade do Ensino no tocante ao foco em áreas de interesse do próprio aluno”, professora Geneci Cavalcanti


Escola Técnica Nóbrega – Quais serão os principais desafios para o professor? A forma de ensinar mudará?
Professora Geneci Cavalcanti – Imagina-se que a reforma traga a flexibilidade do Ensino no tocante ao foco em áreas de interesse do próprio aluno.

Escola Técnica Nóbrega – E para o estudante, quais serão os maiores desafios?
Professora Geneci Cavalcanti – Mas por outro lado, a reforma apresenta alguns problemas:
* Trata-se de uma medida imposta  sem diálogo com a sociedade
* A ampliação da carga horária deveria ser ampliada progressivamente até atingir 2.400 horas anuais* O documento ressalta a complexidade envolvida na implementação da reforma. As redes estaduais, os Conselhos Estaduais   de Educação  a serem envolvidos, já que cada ênfase tem que atender  aos interesses dos alunos que optarem por isso
* Os professores estariam habilitados a lecionar por conta do notório saber ou seja, sem conhecimento específico na área a ser  abordada.

A gestão desses recursos é para mim uma das preocupações para a implementação da reforma do ensino médio”

Escola Técnica Nóbrega – Na sua opinião, as propostas apresentadas pelo MEC são corretas? O que há de positivo e de negativo?
Professora Geneci Cavalcanti – Nessa proposta ao invés de ampliar as opções de formações aos estudantes, poderá reduzir a liberdade das escolas e dos professores assim como dos seus projetos pedagógicos como referências para o sistema de ensino estruturarem seus currículos. A gestão desses recursos é para mim uma das preocupações para a implementação da reforma do ensino médio, esse é o ponto que mais preocupa.


Notícias relacionadas

Depoimentos

Principais notícias

Rede Educacional

Conheça a nossa rede

Parceiros

A Escola Técnica Nóbrega é uma instituição educacional voltada para formação de profissionais em nível técnico.

Av. Guararapes, 131, Santo Antônio, Recife-PE. CEP: 50010-00

Telefone

(81) 3414-7778