Notícias
  Renda de quem faz curso técnico pode aumentar em 20%. No NE, pode chegar a 22%
Renda de quem faz curso técnico pode aumentar em 20%. No NE, pode chegar a 22%

Renda de quem faz curso técnico pode aumentar em 20%. No NE, pode chegar a 22%

A notícia é de 2017, mas continua super atual. Pesquisa apresentada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) revelou que profissionais que fizeram cursos técnicos têm, em média, um acréscimo na renda de 20% na comparação com pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio regular. No Nordeste, essa diferença pode ser ainda maior, chegando a quase 22% para os trabalhadores com formação técnica.

O estudo, elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comparou os rendimentos de trabalhadores que fizeram cursos de educação profissional com aqueles sem esse tipo de formação. Também foram abordados aspectos como gênero, idade, cor, escolaridade, região de moradia, setor de atividade e renda per capita familiar.

De acordo com a pesquisa o acréscimo na renda dos profissionais com curso técnico chega, em média, a 21,4% nas regiões Norte e Centro-Oeste, e a 15,1% no Sul e Sudeste. O universo dos trabalhadores que concluíram um curso técnico está dividido quase igualmente entre homens e mulheres, com os profissionais do sexo masculino representando 50,4%. A maioria declarou-se branca (55,9%) e vive em cidades (95,8%), principalmente em regiões metropolitanas (39,8%).

A maioria tem entre 25 e 44 anos (50,3%) e a maior fatia (75%) se situa nas faixas médias de renda (de um a dois salários mínimos, chegando a ganhar R$ 1.874). Essa renda corresponde a 44,48% entre aqueles que nunca frequentaram cursos de educação profissional, segundo o Senai.

Cursos técnicos têm carga horária média de 1.200 horas (cerca de 1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou que já concluíram o ensino médio. Têm a finalidade de ensinar uma profissão ao estudante que, ao término, recebe um diploma. Os cursos de graduação tecnológica são de nível superior (como o bacharelado e a licenciatura) e têm duração entre dois e três anos.


Notícias relacionadas

Depoimentos

Principais notícias

Rede Educacional

Conheça a nossa rede

Parceiros

A Escola Técnica Nóbrega é uma instituição educacional voltada para formação de profissionais em nível técnico.

Av. Guararapes, 131, Santo Antônio, Recife-PE. CEP: 50010-00

Telefone

(81) 3414-7778